domingo, 8 de agosto de 2010

O Escorpião balança a cauda sob o coração da Galáxia



Como encontrar a constelação de Escorpião e achar o centro da Via Láctea.



Facilmente reconhecível, a imensa constelação do Escorpião serve de guia para se achar um ponto muito especial: o centro da Via Láctea, galáxia em que fica o Sol. O corpo do Escorpião se delineia a partir da estrela Antares, cujo brilho elevado, medido pela magnitude 1, rivaliza com o do planeta Marte (veja no mapa ao lado). Note que, a partir daí, quase numa reta rumo ao sul, alinham-se mais duas estrelas isoladas, e em seguida vem um par de astros bem próximos, designados µl e µ2 Sco. O próximo membro da constelação é também uma dupla, ? 1 e ? 2 Sco (veja perto um belo agrupamento estelar, o aglomerado aberto I Sco, composto de 70 astros jovens, azuis, visíveis com pequena luneta ou binóculo). 

Começa aí a curva da cauda do Escorpião, no sentido do ponteiro do relógio, em cuja ponta está a estrela Shaula (e, não muito longe, o aglomerado aberto M7, visível a olho nu). Imagine agora um triângulo equilátero, isto é, de lados iguais, cuja base é uma linha traçada entre Antares e as ? l e ? 2: seu vértice superior dá a direção do centro galáctico, distante 27 700 anos-luz (um ano-luz vale 9,5 trilhões de quilômetros). Sede de um zoológico que inclui pulsares, nebulosas, fontes de raios X e outros bichos, a posição desse ponto (desenho abaixo) faz com que ele passe bem acima de Porto Alegre.

Por isso, um grupo de pesquisadores, liderados por brasileiros, planeja construir aí a maior antena de rádio do planeta. Um detalhe final: seguindo além da cauda do Escorpião, à esquerda, se vê a singela Coroa Austral, constelação que os pescadores da Ilha do Cardoso, no litoral paulista, chamam O Lanço. É que ela é uma imagem perfeita do brilho produzido pelo chumbo da tarrafa que, ao cair na água, induz fluorescência no plâncton marinho, notável nas noites sem luar. Os pescadores querem com isso homenagear a rede que São Pedro teria lançado (o lanço, no relato bíblico) por indicação de Cristo. Que suas redes venham sempre cheias como a de Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário